HERDEIROS E SUCESSORES

APOIO PARA HERDEIROS E SUCESSORES

As empresas familiares crescem e a família também. Existe sempre a expectativa de que novos membros da família assumam a gestão dos negócios.

A experiência mostra que não basta ser filho para ser um sucessor. É preciso planejamento e preparação além da anuência da família e a confiança de que o sucessor terá um bom desempenho.

Por outro lado a preparação que envolve formação, experiência e comportamentos adequados.

A formação é o requisito mais comum, ter adquirido conteúdo técnico indispensável.

Quanto à experiência muitas vezes é necessário anos de exposição e participação para conhecer os detalhes do mercado do ramo de atividade e entender as estratégias consagradas do negócio da família.

Por último, os comportamentos adequados para liderança, para relacionamentos, para visão da realidade e tomada de decisões.

Os dois primeiros requisitos, formação e experiência exigem anos de dedicação. O terceiro item, comportamento adequado necessita de orientação e desenvolvimento específico.

Você pode ter um planejamento que aborde além da formação e experiência também o desenvolvimento de comportamentos empreendedores. Esse é um programa que podemos desenvolver.

É possível que você precise da anuência da sua família para assumir a direção dos negócios. Esse é o escopo da empresa DeFamília, nossa parceira que desenvolve a Governança Familiar para acordos, planejamento familiar, gestão do patrimônio e sucessão familiar.

SAIBA COMO EVITAR O ESTRESSE E GERIR MELHOR SUA EMPRESA