LIVROS

EMPRESAS RESILIENTES   

Prefácio de DR GEORGE BARBOSA

Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Resiliência

Prefaciar esse trabalho de João Marcos Varella tem um significado especial. Isso porque o conteúdo apresentado retrata muito de nossa caminhada. Isso começou em 2007 quando sua esposa, Beatriz Varella, me convidou a ir a um seminário que João Marcos iria apresentar sobre Empreendedorismo. Assisti ao seminário e ao final agradeci pelo convite, fiz alguns comentários e disse que era um tema que poderia ser estudado alinhado à minha área de pesquisas – a resiliência. Bem, passados alguns meses recebi a visita de João Marcos convidando-me a conhecer o grupo de consultores com quem ele trabalhava na capacitação e formação de liderança. Havia a possibilidade de treiná-los na teoria que eu vinha fazendo todas as pesquisas.

Essas pesquisas estavam relacionadas aos desdobramentos do meu doutorado finalizado em agosto de 2006 no qual eu adaptei e validei a escala multifatorial com 7 fatores, que foi…

O DESAFIO DE EMPREENDER   

Apresentação por PAULO VERAS

Manager Director da Endeavor Brazil
Prepare-se para uma viagem de exploração e auto-conhecimento que pode levá-lo a protagonizar uma grande mudança em sua história daqui pra frente.
Devo mesmo empreender? Como posso saber se a ideia que eu tenho vai dar resultado? É bom ter sócios? Quais riscos preciso levar em conta? Como faço para me preparar? O que é um plano de negócio? Quais os impactos que a decisão de empreender trará na minha vida pessoal?

Perguntas como estas são comuns para quem está pensando na possibilidade de empreender. Com um formato inovador e envolvente, esta obra dá uma oportunidade única para o leitor refletir sobre seu plano de vida, suas competências e suas limitações, e como usar tudo isto a seu favor para obter o êxito como empreendedor. Também destaca os principais desafios nesta transição de carreira, e como minimizar estes riscos com um processo estruturado. Mostra ainda que o empreendedor não é um super-homem, e um fator critico de sucesso está em cercar-se de apoio em diversas fases do caminho, do planejamento à execução.

CARTAS A UM CONSULTOR   

Apresentação por Vicky Bloch

Ser um empreendedor requer muito tempo de investimento em autoconhecimento. Não estamos falando só de descobrir se temos competências e conhecimentos. Se temos perfil e se sabemos que negócio queremos empreender.

Quando falamos em empreender estamos falando de ir fundo em saber se queremos protagonizar na vida pessoal e na carreira profissional . Isso requer horas de reflexão e muita coragem.

Conheci o João Marcos em 1969 e foi com ele que comecei a aprender mais sobre mim. Sob sua batuta de facilitador de uma profunda reflexão comecei a aprender mais sobre mim mesmo. Ter coragem de enfrentar desafios e de querer sempre me envolver em questões complexas. Já naquela época o João sabia como fazer despertar um novo ser!

Vicky Bloch

Vicky Bloch Associados

EMPREENDEDOR RESILIENTE 

Prefácio de Luiz Antonio Consistré

Diretor da ALZ Brasil Gestão Empresarial

Muitas pessoas decidem empreender na atividade que mais gosta, na técnica que domina, ou na atividade relacionada a seu hobby: cuidado. É provável que você vá fazer de tudo, menos praticar o que orientou sua decisão, isto é, fazer o que lhe dá prazer. É melhor não começar.

Esse é um fato, empreender significa “gerir um negócio”, em todas as suas dimensões e em todos os momentos. E essa tarefa começa antes mesmo de empreender, pois é imprescindível postar-se como empresário desde o exato instante em que se decide empreender.

Há uma falsa impressão de que o empreendedor é um cara genial, que teve uma ideia original, que não se importa em arriscar tudo o que tem nessa ideia e que, acima de tudo “mete a cara e faz”. Essa descrição provavelmente se ajusta a alguns deles, porém certamente não se aplica aos bem-sucedidos.